Verifique a modalidade de aceite de seu trabalho, comunicação ou pôster, pois pode ser diferente da original.
Os resultados da avaliação pelos pareceristas, referentes a todos os trabalhos submetidos, serão enviados por email até 28 de fevereiro de 2011.
Instruções para impressão das cartas de aceite:
1. Baixe o arquivo com as cartas de aceite, clicando aqui :
2. Localize a página do arquivo que contém seu nome e seu trabalho.
3. Imprima a página com sua carta de aceite.
| AUTOR | TÍTULO | MODALIDADE |
| Adriana Cesar de Mattos | A Matemática no Contexto da Criação da Universidade de São Paulo em 1934 | Comunicação |
| Adriana Menezes de Santana | Avaliação em Matemática: Mecanismo de Manutenção da Cultura Escolar | Pôster |
| Adriana Menezes de Santana | A modelagem matemática na concepção de alguns professores de matemática | Pôster |
| Afonso Queiroz Galvão | Indícios da Matemática Mmoderna no Ginásio Santa Bernadete, – Amargosa-BA | Pôster |
| Albimar Gonçalves de Mello | Dissertações e teses em História na Educação Matemática no Brasil (1990-2010): contribuições para a Educação Básica | Pôster |
| Alexandre Souza de Oliveira | O Livro Didático de Matemática na Educação Escolar Brasileira: Transformações Significativas na Abordagem do Conceito de Função | Pôster |
| Ana Carolina Costa Pereira | As Contribuições de Johann Müller, o Regiomontanus, para a História da Trigonometria | Comunicação |
| Ana Carolina Costa Pereira | Quadrinhos e Tirinhas: Uma Possibilidade de Unir a Matemática e a História para o Ensino de Matemática | Pôster |
| Ana Gabriella de Oliveira Sardinha | Jogos Indígenas Aplicados ao Ensino de Ciências e Matemática | Comunicação |
| Andrea Maria dos Santos Matos | Métodos de Ensino, Manuais, um Idealizador: Baltazar Góes e sua Aritmética | Comunicação |
| Andreia Caroline da Silva Cota | Alguns Aspectos Históricos da Investigação de Leonhard Euler sobre os Números Pentagonais | Comunicação |
| Andressa Cesana Biral | Uma Análise do “Tratado de Trigonometria” de Adrien-Marie Legendre | Comunicação |
| Angelica Raiz | Primeiro Colóquio Brasileiro de Matemática: pequena biografia de seus participantes e identificação de um registro | Comunicação |
| Anna Karla Silva do Nascimento | Anomalias na Ciência e na Matemática e as Contribuições para o Desenvolvimento do Conhecimento ao longo da História | Pôster |
| Antônio Henrique Pinto | A Matemática nas Escolas Técnicas Federais: um Acessório Seguro e Importante no Trabalho | Comunicação |
| Antônio Maurício Medeiros Alves | Uma Leitura da Matemática Escolar pelos Livros Didáticos (1943-1995) | Comunicação |
| Bruno da Silva Evangelista | A Concepção de Professores Formadores em Relação ao uso da História da Matemática | Comunicação |
| Bruno Leonardo Pereira da Silva Rodrigues | Trabalhando com o sistema de numeração egípcio: um relato de experiência para a implementação da lei 10639/03 | Pôster |
| Camilla Del Rei de Faria | O Romance das Cônicas em sala de aula: uma proposta didática para o ensino da elipse | Pôster |
| Camilla Del Rei de Faria | Trabalhando com o sistema de numeração egípcio: um relato de experiência para a implementação da lei 10639/03 | Pôster |
| Carla Bromberg | A Matemática e Documentos Musicais Italianos do século XVI | Comunicação |
| Carlos Eduardo Petronilho Boiago | O Litema e uma Possibilidade para o Ensino e a Aprendizagem da Simetria | Pôster |
| Carlos Eduardo Petronilho Boiago | O Romance das Cônicas em sala de aula: uma proposta didática para o ensino da elipse | Pôster |
| Cristinane Coppe de Oliveira | Investigando as obras de Malba Tahan em Ituiutaba: passado e presente no Pontal do Triângulo Mineiro | Pôster |
| Cristinane Coppe de Oliveira | Malba Tahan: passado e presente no contexto da educação matemática mineira | Comunicação |
| Daniel Barbosa Maia | Quadrado Mágico no Auxilio da Aprendizagem | Pôster |
| Daniela da Silva Rocha | História dos Números nos Livros de Matemática Utilizados na 5ª série do Ensino Fundamental no Interior da Bahia. | Comunicação |
| Davidson Paulo Azevedo Oliveira | História da Matemática, Contexto Sociocultural e Fundo de Conhecimentos dos Alunos | Pôster |
| Diogo Franco Rios | História dos Números nos Livros de Matemática Utilizados na 5ª série do Ensino Fundamental no Interior da Bahia. | Comunicação |
| Eduardo Álvaro Dias da Trindade | Quadrado Mágico no Auxilio da Aprendizagem | Pôster |
| Elenice de Souza Londron Zuin | Escola Normal da Corte e o Ensino das Matemáticas no Final do Século XIX em Transição para o Período Republicano no Brasil | Comunicação |
| Elmha Coelho Martins Moura | O Método de Integração de Kepler | Comunicação |
| Emanuel Tiago Dias Wanghon | Quadrado Mágico no Auxilio da Aprendizagem | Pôster |
| Enne Karol Venancio de Sousa | Saccheri e o Quinto Postulado de Euclides | Pôster |
| Eugeniano Brito Martins | Matemática no Segundo Ano do Ensino Médio: Conhecendo a História dos Matemáticos que a construíram | Pôster |
| Eva Maria Siqueira Alves | Os Livros Didáticos de Matemática do Curso Fundamental do Atheneu Sergipense | Comunicação |
| Evanildo Costa Soares | Complementaridade no ensino de logaritmos a partir de três olhares históricos | Comunicação |
| Fabiana Cristina Oliveira Silva de Oliveira | A modelagem matemática na concepção de alguns professores de matemática | Pôster |
| Fabiana Cristina Oliveira Silva de Oliveira | Avaliação em Matemática: Mecanismo de Manutenção da Cultura Escolar | Pôster |
| Fábio Alves Silva Guimarães | Um Relato de Experiência Sobre o Software Graphmatica. | Comunicação |
| Fernando Raul de Assis Neto | Pierre Laurent Wantzel: O Ultimo Capítulo de Dois dos Três Problemas Clássicos | Comunicação |
| Flávio Reinaldo da Silva Vasconcelos | A Origem e Criação de Alguns Símbolos Matemáticos | Pôster |
| Francis Régis Soares de Sousa | Quadrinhos e Tirinhas: Uma Possibilidade de Unir a Matemática e a História para o Ensino de Matemática | Pôster |
| Francisca Vandilma Costa | Razão Áurea e a Arquitetura de Andrea Palladio | Pôster |
| Francisco de Assis Bandeira | A História da Etnomatemática vinculada à História da Matemática | Pôster |
| Francisco de Assis Bandeira | A Matemática Financeira e a Etnomatemática em sua Dimensão Social | Pôster |
| Francisco de Oliveira Filho | A Trajetória Histórica da Matemática do Colégio | Pôster |
| Francisco Quaranta Neto | Apresentação com Geometria Dinâmica da Tradução Comentada da Obra “Novos Elementos das Seções Cônicas” (Philippe de La Hire - 1679) e sua Relevância para o Ensino de Matemática. | Comunicação |
| Francisco Regis Vieira Alves | Discussão dos Métodos Arábicos para a Resolução da Cúbica com suporte computacional | Comunicação |
| Freud Romão | Apontamentos Históricos sobre Matemática Védica | Comunicação |
| Gabriela dos Santos Barbosa | Método de Adivinhar e Ajustar: Um Recurso Histórico para a Reflexão sobre o Ensino de Equação do 1º Grau | Pôster |
| Gilcimar Bermond Ruezzene | Universidade Federal de Rondônia - UNIR: Uma História Sobre Formação de Professores de Matemática | Pôster |
| Giselle Costa de Sousa | Anomalias na Ciência e na Matemática e as Contribuições para o Desenvolvimento do Conhecimento ao longo da História | Pôster |
| Gleydson Winston Araújo do Nascimento | Investigando Práticas Históricas em Geometria e Propondo Materiais Didáticos para Educação Básica | Pôster |
| Gustavo Barbosa | Descoberta ou Invenção? A Origem de uma Indagação e um Exemplo de sua Extensão | Comunicação |
| Henrique Marins de Carvalho | O Instituto Tecnológico de Aeronáutica na História da Matemática no Brasil | Pôster |
| Humberto de Assis Clímaco | Geometria e Aritmetização da Grécia Antiga à Matemática Moderna; contribuições desta história para a Educação Matemática atual | Comunicação |
| Hyan da Silva Cardoso dos Santos | Softwares Educacionais e o Interacionismo Matemático: Alterando a Prática Reprodutiva da Matemática Escolar? | Comunicação |
| Iguaracy Medeiros dos Santos | A História da Matemática no PPGECNM da UFRN: um estudo das dissertações de 2004-2009 | Comunicação |
| Iran Abreu Mendes | A Astronomia de Ignácio Szentmártonyi na Demarcação das Fronteiras da Amazônia no Século XVIII | Comunicação |
| Iran Abreu Mendes | Estética, Geometria e Medidas na Arquitetura de Antonio José Landi (1753-1791) | Pôster |
| Isabel Pereira dos Santos | Histórico da Matemática na Perspectiva do Pensamento Analógico | Comunicação |
| Isana Barboza Costa | O Movimento de Matemática Moderna (MMM) e o Ginásio de Biritinga: Uma Análise do Diário de Classe de 1969 | Pôster |
| Ivone da Rocha | A Presença da Matemática na Escola Liceu Cuiabano - Uma Perspectiva Histórica | Comunicação |
| Jacqueline Ferreira Mendonça | Os Fractais: A Esponja de Menger, Uma Curiosidade na História da Matemática | Pôster |
| Jamur Andre Venturin | Curso de Extensão: História da Matemática na Formação de Professores | Pôster |
| Jamur Andre Venturin | Uma Proposta para a Disciplina História da Matemática | Pôster |
| Janderson Vieira de Souza | Laboratório de Educação Matemática da UFT-CAMUAR: histórico de percursos teóricos e metodológicos | Pôster |
| Janderson Vieira de Souza | Um Relato de Experiência Sobre o Software Graphmatica. | Comunicação |
| Jéssica Raquel Valadares Fernandes | Os Fractais: A Esponja de Menger, Uma Curiosidade na História da Matemática | Pôster |
| João Cláudio Brandemberg | Emmy Noether e a Teoria dos Anéis | Pôster |
| João Cláudio Brandemberg | Teorema de Pitágoras: história e aplicações ao ensino de Matemática. | Pôster |
| João Paulo Carneiro Barbosa | Pierre Laurent Wantzel: O Ultimo Capítulo de Dois dos Três Problemas Clássicos | Comunicação |
| John Andrew Fossa | Alguns Aspectos Históricos da Investigação de Leonhard Euler sobre os Números Pentagonais | Comunicação |
| John Andrew Fossa | O Primeiro Trabalho de Euler sobre Equações Diofantinas | Comunicação |
| Joice de Andrade Dantas | O Primeiro Trabalho de Euler sobre Equações Diofantinas | Comunicação |
| José Damião Souza de Oliveira | Explorando a régua de cálculo por meio de Atividades históricas | Pôster |
| José Erildo Lopes Júnior | A Matemática Financeira e a Etnomatemática em sua Dimensão Social | Pôster |
| José Roberto Boettger Giardinetto | Peculiaridades do Processo Histórico de Desenvolvimento da Matemática | Comunicação |
| Josildo J. B. da Silva | Eram Realmente Pitagóricos Os Homens e Mulheres Citados por Jâmblico em Sua Obra Vida de Pitágoras? | Pôster |
| Juliana Maria Schivani Alves | Construindo as Noções de Trigonometria por Meio da História e das Descobertas | Pôster |
| Karen Massae Nashiro | Um Capítulo da História da Matemática em Portugal no início do séc. XIX em um Manuscrito Inédito da Academia das Ciências de Lisboa | Comunicação |
| Karolinna Santos Neves | A Educação Regida por Freis, do Colégio Santo Antônio, e o Movimento de Matemática Moderna (1962-1975) | Pôster |
| Lauro Igor Metz | Retratos das Avaliações de Geometria do Curso Secundário da Década de 1940 no Estado do Paraná | Pôster |
| Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel | Manoel Jairo Bezerra e a mídia | Comunicação |
| Leonardo de Jesus Farias Junior | O Sistema de Numeração: uma Experiência Usando A História da Matemática Com os Alunos da 6ª Série do Ensino Fundamental | Comunicação |
| Leoni Malinoski Fillos | A Matemática em Irati (PR): História e Memórias de Professores | Comunicação |
| Liceu Luis de Carvalho | A História da Matemática como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: uma interlocução entre teoria e prática | Comunicação |
| Liliane dos Santos Gutierre | A História da Matemática como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: uma interlocução entre teoria e prática | Comunicação |
| Liliane dos Santos Gutierre | O Curso de Especialização em Educação Matemática para o Ensino Fundamental e Médio no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP): uma história para contar | Pôster |
| Luciana Gastaldi Sardinha Souza | A Razão Áurea x Mozart, Villa Lobos e Bartók | Comunicação |
| Luciana Vieira Souza da Silva | Mercado Editorial do Livro Didático de Matemática: As Editoras e os Autores Mais Significativos de 1950 a 1978 | Pôster |
| Lucieli Maria Trivizoli | Início dos Intercâmbios Científicos na Matemática: EUA e Brasil | Comunicação |
| Luis Jorge Souza Dos Anjos | Números Negativos: Uma trajetória Histórica | Comunicação |
| Luiz Henrique Ferraz Pereira | Uma Visão da Concepção de Matemática Através dos Artigos da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951 a 1978) | Comunicação |
| Marcelo Garcia Simão | Constituição do Curso de Graduação em Matemática – Licenciatura – Interiorização em Santo Antônio de Pádua | Pôster |
| Marcelo Miranda Serrão | Teorema de Pitágoras: história e aplicações ao ensino de Matemática. | Pôster |
| Márcia Nunes dos Santos | Abordagem histórica para aprendizagem dos teoremas de Tales e de Pitágoras | Comunicação |
| Marger da Conceição Ventura Viana | Abordagem histórica para aprendizagem dos teoremas de Tales e de Pitágoras | Comunicação |
| Marger da Conceição Ventura Viana | História da Matemática, Contexto Sociocultural e Fundo de Conhecimentos dos Alunos | Pôster |
| Maria Adélia do Nascimento Filha | Um Estudo Histórico da Graduação em Matemática da UnB | Pôster |
| Maria Aparecida Roseane Ramos | Legendre e Números Primos: A Busca de Uma Fórmula “Mágica” | Comunicação |
| Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires | A configuração do estágio supervisionado nos cursos de Licenciatura em Matemática em três instituições de ensino superior no Estado da Bahia | Comunicação |
| Maria Isabel da Costa Pereira | A História da Etnomatemática vinculada à História da Matemática | Pôster |
| Maria José de Freitas Mendes | Apresentando De Revolutionibus de Copérnico na Formação do Professor de Matemática | Comunicação |
| Maria José do Nascimento | A Cidade Ideal Reafirma o Conhecimento dos Objetos Matemáticos | Comunicação |
| Maria Laura Magalhães Gomes | As Memórias de uma Professora de Minas Gerais e o Ensino da Aritmética na Escola Nova | Comunicação |
| Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha | Passos na construção da História de vida de J. T. Moura Filho | Comunicação |
| Maria Nilsa Silva Braga | A Relevância do Programa de Treinamento e Aperfeiçoamento de Professores de Ciências Experimentais e Matemática - PROTAP (1969-1974) na Formação de Professores de Matemática na Década de 70 | Comunicação |
| Maria Terezinha Jesus Gaspar | Jogos Indígenas Aplicados ao Ensino de Ciências e Matemática | Comunicação |
| Mariana Moraes Lôbo Pinheiro Ramos | Aspectos históricos sobre o ensino de matemática na Bahia: contribuições do SMSG e do CECIBA | Comunicação |
| Marina Gomes dos Santos | A Matemática nas Escolas Técnicas Federais: um Acessório Seguro e Importante no Trabalho | Comunicação |
| Maristela Cristina Metz Sass | Retratos das Avaliações de Geometria do Curso Secundário da Década de 1940 no Estado do Paraná | Pôster |
| Marjúnia Édita Zimmer Klein | O Ensino da Trigonometria Subsidiado pelas Teorias da Aprendizagem Significativa e dos Campos Conceituais | Comunicação |
| Marlia Dalylla de Sousa Sarmento | A Origem e Criação de Alguns Símbolos Matemáticos | Pôster |
| Marta Figueredo dos Anjos | A Medalha de Copley: Um estudo sobre as premiações em Matemática | Pôster |
| Martha Werneck Poubel | Um Estudo da História da Estatística: o 1º. Censo Demográfico | Comunicação |
| Mirian Maria Andrade | O Litema e uma Possibilidade para o Ensino e a Aprendizagem da Simetria | Pôster |
| Mirian Maria Andrade | O Romance das Cônicas em sala de aula: uma proposta didática para o ensino da elipse | Pôster |
| Mônica Castagna Molina | Jogos Indígenas Aplicados ao Ensino de Ciências e Matemática | Comunicação |
| Moysés Gonçalves Siqueira Filho | Malba Tahan em: da magia dos contos árabes às recreações matemáticas | Comunicação |
| Oscar João Abdounur | A Matemática e Documentos Musicais Italianos do século XVI | Comunicação |
| Oscar João Abdounur | A Razão Áurea x Mozart, Villa Lobos e Bartók | Comunicação |
| Patrícia Trindade Araújo Lima | Investigando as obras de Malba Tahan em Ituiutaba: passado e presente no Pontal do Triângulo Mineiro | Pôster |
| Paulo Ricardo de Souza Costa | Os Fractais: A Esponja de Menger, Uma Curiosidade na História da Matemática | Pôster |
| Pedro Franco de Sá | Números Negativos: Uma trajetória Histórica | Comunicação |
| Pedro Franco de Sá | O Sistema de Numeração: uma Experiência Usando A História da Matemática Com os Alunos da 6ª Série do Ensino Fundamental | Comunicação |
| Plínio Zornoff Táboas | Genealogia Matemática Brasileira a partir de Luigi Fantappiè | Comunicação |
| Priscila de Nazaré Alves de Lima | A Concepção de Professores Formadores em Relação ao uso da História da Matemática | Comunicação |
| Priscilla Steffani Santos Tomaz | Gerolamo Cardano: Pai da Teoria da Probabilidade ou Um Bom Apostador de Jogos de Azar? | Comunicação |
| Rafael Montoito | Por Que Tardaram a Aparecer as Geometrias Não-Euclidianas? | Comunicação |
| Raphael Moreira Santos | Investigando Práticas Históricas em Geometria e Propondo Materiais Didáticos para Educação Básica | Pôster |
| Renan Cochoni de Souza | Trabalhando com o sistema de numeração egípcio: um relato de experiência para a implementação da lei 10639/03 | Pôster |
| Renato Rodrigues Cunha Lima Filho | Investigação histórica de práticas de medição Um estudo sobre o livro Instrumentos Nuevos de Geometria (1606) | Comunicação |
| Rita Sidmar Alencar Gil | Estética, Geometria e Medidas na Arquitetura de Antonio José Landi (1753-1791) | Pôster |
| Roberta Fonseca dos Prazeres | A importância das soluções periódicas no estudo do problema dos três corpos: Hill e Poincaré | Comunicação |
| Rogério Monteiro de Siqueira | Mercado Editorial do Livro Didático de Matemática: As Editoras e os Autores Mais Significativos de 1950 a 1978 | Pôster |
| Romélia Mara Alves Souto | “SOCRATE” de Rossellini e o Ensino de História da Matemática | Pôster |
| Rosalba Lopes de Oliveira | A História da Matemática no PPGECNM da UFRN: um estudo das dissertações de 2004-2009 | Comunicação |
| Rosalba Lopes de Oliveira | O Curso de Especialização em Educação Matemática para o Ensino Fundamental e Médio no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP): uma história para contar | Pôster |
| Rosineide de Sousa Jucá | A Concepção de Professores Formadores em Relação ao uso da História da Matemática | Comunicação |
| Rosineide de Sousa Jucá | O Sistema de Numeração: uma Experiência Usando A História da Matemática Com os Alunos da 6ª Série do Ensino Fundamental | Comunicação |
| Samiellen Maiara da Paixão Santos | A modelagem matemática na concepção de alguns professores de matemática | Pôster |
| Samiellen Maiara da Paixão Santos | Avaliação em Matemática: Mecanismo de Manutenção da Cultura Escolar | Pôster |
| Sarah Mara Silva Leôncio | Euler e Os Seus Trabalhos sobre Os Números Amigáveis | Pôster |
| Severino Barros de Melo | A Relação entre Matemática e Religião: Novas Perspectivas à Luz de Recentes Publicações. | Pôster |
| Severino Barros de Melo | Considerações Sobre o Primeiro Trabalho de Blaise Pascal. | Comunicação |
| Suely Cristina Silva Souza | Nas Trilhas da Disciplina Escolar Matemática no Atheneu Sergipense | Comunicação |
| Suely Cristina Silva Souza | Os Livros Didáticos de Matemática do Curso Fundamental do Atheneu Sergipense | Comunicação |
| Suzany Cecília da Silva Medeiros | Estudo dos Conceitos Preliminares ao Estudo da Trigonometria | Pôster |
| Tácio Vitaliano da Silva | Os Números Racionais na Educação de Jovens e Adultos: uma Intervenção Histórica e Metodológica | Pôster |
| Tatiana Roque | A importância das soluções periódicas no estudo do problema dos três corpos: Hill e Poincaré | Comunicação |
| Waldina da Trindade Nunes dos Anjos | Retratos das Avaliações de Geometria do Curso Secundário da Década de 1940 no Estado do Paraná | Pôster |
| Wellinson Costa de Freitas | A História da Matemática como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: uma interlocução entre teoria e prática | Comunicação |
| Willame da Silva Sales | Quadrinhos e Tirinhas: Uma Possibilidade de Unir a Matemática e a História para o Ensino de Matemática | Pôster |
| Zaqueu Vieira Oliveira | O Método de Integração de Kepler | Comunicação |
| Zaqueu Vieira Oliveira | Vida e Obra de Adriaan van Roomen (1561-1615) | Comunicação |