Programação

Programação Geral do IX SNHM

HORÁRIO
17/04/2011
DOMINGO
18/04/2011
SEGUNDA
19/04/2011
TERÇA
20/04/2011
QUARTA
08:00 - 10:00

Minicursos
Minicursos
Mesa 3
10:00 - 10:30
Intervalo
10:30 - 11:30
Mesa 1
Mesa 2
Palestra 5
11:30 – 12:30
Palestra 6
12:30 – 13:00
Almoço
Encerramento
13:00 – 14:00

14:00 – 16:00
Credenciamento
Sessões Orais
Sessões Orais
16:00 – 17:00
17:00 – 18:00
Abertura
Sessão de Painéis
Sessão de Painéis
18:00 – 19:00
Palestra de Abertura
Palestras 1 e 2
Palestras 3 e 4
19:00 – 20:30
Coquetel
Progr.Culural
Progr. Cultural

Palestras

Palestra de Abertura: “A Formação Matemática e as Contribuições das
Anotações de Estudantes na Academia Militar (1810 -1832)” - Ligia Arantes Sad
(UFES)

Palestra 01: "A Pré-História da Matemática" - Manuel de Campos Almeida (PUC-PR)

Palestra 02: "A Álgebra Linear de Hussein Tevfik Pacha" - Fernando Quadros
Gouvêa (Colby College, EUA)

Palestra 03: (cancelada)

Palestra 04: "Alguns conceitos de álgebra abstrata e sua motivação histórica" - Francisco Cesar Polcino (USP)

Palestra 05: "O projecto matemático de Pedro Nunes" - Henrique Leitão (Centro de
História das Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal)

Palestra 06: "Beppo Levi e os Elementos de Euclides" - Irineu Bicudo (UNESP - Rio Claro)

Mesas-redondas

Mesa 01: “Matemática na Idade Média e no Renascimento”. Mediador: John Fossa
(UFRN). Convidados: Oscar João Abdounur (USP), Carlos Arthur Ribeiro do
Nascimento (PUC-SP), Fábio Maia Bertato (CLE-UNICAMP).

Mesa 02: “Relações históricas entre a matemática e outras disciplinas”. Mediador:
Thomás A. S. Haddad (USP). Convidados: Olival Freire Jr (UFBA), Tatiana Roque
(UFRJ), Lílian Al-Chueyr Pereira Martins (PUC-SP).

Mesa 03: “História das sociedades matemáticas”. Mediador: Sergio Nobre (UNESP
- Rio Claro e SBHMat). Convidados: Ronaldo Alves Garcia (UFG e Sociedade
Brasileira de Matemática), Ubiratan D'Ambrósio (USP), Clóvis Pereira da Silva (UFPR), Luis Saraiva (Universidade de Lisboa e Sociedade Portuguesa de Matemática).

Minicursos

MC1: Historicidade e Escola: possibilidades de projetos com crianças e adolescentes
Antonio Vicente Marafioti Garnica (UNESP)
Luzia aparecida de Souza (UFMS)
A partir da discussão de uma experiência de trabalho realizada com alunos do ensino fundamental de uma escola municipal do interior de São Paulo pretende-se sugerir possibilidades de trabalhos/projetos para os Ensinos Fundamental e Médio. Tais projetos, em resumo, (a) visam a aproximar estudantes, professores e a própria comunidade da qual a escola faz parte da noção de Historicidade; (b) têm como temas centrais a História da Educação, a História da Educação Matemática e uma perspectiva de História “Local”; e (c) mobilizam várias abordagens historiográficas, como a História Oral, a recuperação/sistematização/estudo de arquivos escolares, a análise de livros didáticos, fotografias, jornais e outros materiais escolares.

MC2: Problema dos Carteiros: uma história de 3000 anos
Circe Mary Silva da Silva (UFES)
Tercio Girelli Kill (UFES)

O objetivo deste mini-curso é oportunizar o trabalho a partir de fontes primárias e mostrar como elas podem ser inseridas num contexto de resolução de problemas no ensino da matemática básica. Apresentaremos o curioso problema dos  carteiros, que se insere em uma classificação mais ampla de problemas de movimento. Eles podem surgir em situações da vida cotidiana ou situações hipotéticas, quando envolvem o deslocamento de duas pessoas na mesma direção e sentido contrários, visando encontrarem-se num ponto. Incluiremos as abordagens de matemáticos como Newton, Lacroix, Borel, entre outros, e também de autores de livros didáticos brasileiros. 
 
MC3: Aritmética e Geometria no Tempo dos Grupos Escolares
Maria Célia Leme da Silva(UNIFESP)
Wagner Rodrigues Valente (UNIFESP)

O minicurso tem por objetivo analisar as transformações sofridas pelo ensino de matemática no antigo curso primário, problematizando o papel da escola no processo de implementação de novas diretrizes educacionais. Para tanto, será distribuído aos participantes um DVD, organizado pelo GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, que contém documentação do ensino primário de matemática, do período 1850 a 1960. O material apresenta digitalizações de livros didáticos, provas de alunos, artigos publicados em revistas e legislação escolar, dentre outras fontes. O minicurso será realizado no Laboratório de Informática de modo que a produção digitalizada sirva como base de trabalho nas sessões.

MC4: Resenha Histórica do 5º Postulado de Euclides e Modelos de Geometrias não-Euclidianas
Plínio Zornoff Táboas (UFABC)
Sinuê Dayan Barbero Lodovici (UFABC)

1º) Serão apresentados alguns equivalentes lógicos do 5º Postulado de Euclides. Depois, os participantes serão levados a pensar em modelos como os das geometrias esférica e hiperbólica plana. Com isso, será feita uma reflexão sobre a motivação para o ensino de geometria em nível básico. 2º) Será feita uma comparação entre a estrutura axiomática dos Elementos de Euclides e a dos Fundamentos de Geometria de Hilbert, com atenção ao axioma de Pash. Então, serão analisados o legado de Hilbert para o ensino da geometria no século XX e o quanto pode ser ou não ser relevante a abordagem axiomática como prática pedagógica.

MC5: Práticas de Leituras em Tópicos de História da Matemática
Edilson Roberto Pacheco
Enilda das Graças Pacheco

Partindo da constatação, em cursos de formação inicial e continuada de professores de matemática, de que práticas de leitura são, geralmente, infrequentes, o minicurso proposto visa evidenciar a importância do ato de leitura no estudo da história da matemática, bem como discutir algumas dessas práticas. Para tanto, serão selecionados alguns tópicos a fim de se verificar como textos de cunho histórico, contidos em livros didáticos de matemática e em livros especializados, são apresentados aos leitores-alunos e leitores-professores e por eles compreendidos. Objetiva-se analisar o extrato dessas leituras e suas interpretações possíveis.

MC6: Articulação de Entes Matemáticos na Construção e Utilização de Instrumentos de Medida do Século XVI
Fumikazu Saito (PUCSP)
Marisa da Silva Dias (UNESP)

O objetivo deste minicurso é trabalhar entes matemáticos que estão incorporados em instrumentos, utilizados no século XVI, para se medir distância. Estes instrumentos encontram-se descritos em Del modo di misurare, de Cosimo Bartoli, publicado em 1564. Buscaremos articular os entes matemáticos que estão implícitos na construção e na utilização de três instrumentos: báculo, quadrante geométrico e quadrante em um quarto de círculo. O minicurso procurará, assim, desenvolver atividades apresentando processo de construção do conhecimento matemático por meio da transmissão de conhecimentos que estão incorporados nos instrumentos e ligados à matemática e às artes (ars), tais como eram entendidas naquela época.

MC7: Análise Combinatória: um estudo via História da Matemática
Mônica de Cássia Siqueira Martines
Sabrina Helena Bonfim (UFMS)
Propomos desenvolver via mini-curso o tema da análise combinatória utilizando como recurso a História da Matemática. Para isto, apresentaremos alguns problemas históricos sobre contagem e incentivaremos a sua resolução por métodos próprios, relacionando os conteúdos com a prática de ensino de Matemática e a formação do professor. Em um segundo momento, discutiremos a resolução dada por diversos povos e matemáticos no decorrer da história, realizando um paralelo com as resoluções contemporâneas. Em seguida, finalizamos propondo uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem da Matemática por meio da História da Matemática.

MC8: O Problema de Apolônio: panorama histórico e sua resolução utilizando um software geométrico
Lucieli M. Trivizoli
Rachel Mariotto

Apolônio de Pérgamo foi um geômetra grego nascido por volta de 261 a.C. que quando jovem teria estudado em Alexandria com algum discípulo de Euclides. Em um de seus trabalhos está o problema “determinar o círculo tangente a três círculos dados”, que mais tarde ficou conhecido como o problema de Apolônio. Este problema envolve dez configurações possíveis (envolvendo ponto, reta e circunferência) e sua solução requer apenas o uso de régua não graduada e de compasso. A proposta deste minicurso é combinar elementos da História da Matemática para tratar os aspectos de construções geométricas da resolução do Problema de Apolônio, com o auxílio de um software geométrico.

MC9: Uma Introdução para o Estudo Histórico da Geometria Analítica Plana
Mariana Feiteiro Cavalari (UNIFEI)
César Ricardo Peon Martins (IFSP-Gru)
Neste minicurso pretendemos, tal como sugere Hans Wussing, apresentar uma História da Geometria Analítica por meio de três etapas: nascimento, formação e consolidação. Focaremos a etapa formação, realizando um estudo das ideias presentes nas obras Geometria de René Descartes (1596-1650) e Introdução a Lugares Planos e Sólidos de Pierre de Fermat (1601-1665), consideradas precursoras deste ramo da Matemática. Proporemos atividades investigativas para o estabelecimento de uma interpretação das abordagens que estes matemáticos usaram para o estudo, no plano, da reta, da parábola, da circunferência e da hipérbole, e estabeleceremos relações entre a linguagem desenvolvida por estes pensadores com a atual.

MC10: O que São e O que Significam As Frações
Dicesar Lass Fernandez (UNICAMP)

Examinaremos a evolução do conceito de fração e sua relação com o de número racional, fazendo uma viagem histórica pela literatura clássica. Começaremos com Newton e sua Aritmética Universal. Estudaremos livros do século XVIII, escritos em diferentes países. Discutiremos como tentativas de definir fração levaram a idéia de número racional. Examinaremos a definição correta de fração, dada por Méray e Peano. Concluiremos mostrando que esse conceito não foi absorvido na literatura moderna.


MC11: O Racional, O Irracional, O Transcedente e O Imaginário em  ep.i + 1 = 0
Miguel Chaquiam
Iran Abreu Mendes

Iniciaremos com uma breve história dos números 0, 1, e, p e i e da identidade ep.i + 1 = 0.  Destacaremos a importância do 0 e 1 no desenvolvimento da matemática, discutiremos a irracionalidade e transcedência dos números e e p e apresentaremos cálculos que geram aproximações para e e p.  Deduziremos a identidade ep.i + 1 = 0, que é elegante, concisa, cheia de significação e que já foi considerada por alguns como a mais compacta e famosa de todas as identidades matemáticas. Finalizaremos com atividades voltadas ao ensino da Matemática envolvendo esses números e a História da Matemática.

MC12: Ensino, Pesquisa e Vulgarização da Geometria no Advento da Matemática Moderna
Rogério Monteiro de Siqueira  (USP)

A partir da análise de duas obras, Flatland, um romance de muitas dimensões, publicada pelo inglês Edwin Abbott (1838-1926) em 1884, e, Matemática Elementar de Um Ponto de Vista Avançado, volume II, Geometria, publicada em 1909 por Felix Klein (1849-1925), apresentaremos aspectos gerais do ensino e pesquisa da geometria, e da sua vulgarização, no começo do século XX. Pretendemos depreender, no decorrer das atividades, algumas características epistemológicas e sociais da atividade científica que se organizou em torno da matemática  moderna. Por fim, trataremos de alguns mal-entendidos sobre essas obras: o fato de que Flatland antecipou os estudos das multi-dimensões, por exemplo, ou a simplificação do projeto kleineano de ensino de geometria que restringe sua  proposta somente ao uso dos movimentos rígidos.